Destaques

Mitos e verdades

Sabe o que são LUTS? Confira os mitos e verdades sobre o problema que pode afetar até 71% dos homens já a partir dos 40 anos de idade.
Mitos e verdades

Muitos homens procuram o urologista preocupados com a próstata. No entanto, os LUTS (do inglês Lower Urinary Tract Symptoms) ainda são um problema pouco conhecido no Brasil.

LUTS é o conjunto de sintomas relacionados ao controle da urina, como a necessidade de urinar frequentemente, acordar à noite para urinar, urinar com jato fraco e ficar com a sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga. Infelizmente, muitos homens ainda se sentem constrangidos ao falar de tais problemas de saúde e procuram o urologista apenas sob pressão familiar. Por isso, é importante divulgar e conscientizar a população e a comunidade médica sobre a existência e importância desse problema. Felizmente, a dúvida tem cura! Confira, portanto, alguns mitos e verdades sobre os LUTS:

MITOS VERDADES
Sintomas urinários como urinar muito durante a noite e ter um jato de urina mais fraco são naturais e fazem parte do processo de envelhecimento. As doenças que causam LUTS podem afetar diretamente a qualidade de vida do paciente. Doenças de maior gravidade, tais como infecções ou tumores, podem ocasionalmente ser causa de LUTS.3 Por isso, é necessária a avaliação médica.
Problemas urinários no homem são causados sempre pela próstata. No homem, as doenças da próstata (como a Hiperplasia Prostática Benigna), podem causar LUTS, porém há outras causas que podem levar a sintomas urinários, como a Bexiga Hiperativa.
Hiperplasia prostática benigna está associada ao câncer de próstata. A Hiperplasia de Próstata é uma doença benigna e não está associada ao câncer de próstata.
Os LUTS não podem ser evitados e não estão relacionados ao estilo de vida. Em alguns casos, mudanças de estilo de vida, como evitar o consumo excessivo de líquidos, melhorar o funcionamento do intestino ou perder peso, podem ajudar. O adequado controle do diabetes e de outros problemas endocrinológicos podem ser importantes.
LUTS não têm cura definitiva. Existem tratamentos medicamentosos que podem promover atenuação dos sintomas.
LUTS afetam apenas homens mais velhos. LUTS podem afetar homens e mulheres de todas as idades. No entanto, a prevalência aumenta com a idade. Estudos epidemiológicos revelam que  LUTS atingem 71% dos homens a partir dos 40 anos de idade.1 O impacto dos sintomas urinários na qualidade de vida é tanto maior quanto mais intensos forem os sintomas.2

Referências: 1. Sexton CC, Coyne KS, Kopp ZS, Irwin DE, Milsom I, Aiyer LP, Tubaro A, Chapple CR, Wein AJ; EpiLUTS Team. The overlap of storage, voiding and postmicturition symptoms and implications for treatment seeking in the USA, UK and Sweden: EpiLUTS. BJU Int. 2009 Apr;103 Suppl 3:12-23. 2. Garraway WM, Collins GN, Lee RJ. High prevalence of benign prostatic hypertrophy in the community. Lancet 1991; 338(8765): 469-71. 3. Chapple CR, Roehrborn CG. A shifted paradigm for the further understanding, evaluation, and treatment of lower urinary tract symptoms in men: focus on the bladder. Eur Urol. 2006 Apr; 49(4): 651-8. Epub 2006 Feb 17. Review.

Realização:

Apoio: